Mais de 10 mil produtos irregulares apreendidos no RN são destruídos

0
169

Produtos destruídos serão encaminhados a cooperativa para reciclagem (Foto: Wellington Rocha)

Mais de 10 mil produtos, apreendidos em ações do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) foram destruídos nesta terça-feira (26), no Parque Aristófanes Fernandes. Os produtos foram confiscados em operações de 2011 e 2012 que tiveram seus processos judiciais finalizados.

O diretor do Ipem-RN, Carlson Gomes explica que os produtos não podem ser doados por não estarem condizentes com a legislação brasileira ou por apresentar algum perigo aos consumidores.

“Tem capacete de construção civil sem proteção, panela de pressão com a válvula danificada, materiais eletrônicos, espátulas com possibilidade de corte, pelúcia tóxicas, peças pequenas que podem ser engolidas”, lista o diretor. O material destruído será encaminhado para a cooperativa de catadores para ser reciclado.

Em 2011, o Ipem-RN fez outra ação de destruição com mais de 20 mil brinquedos. Carlson acredita que esta queda no número deve-se a conscientização do consumidor.

“O consumidor está exigindo mais dos produtos, se conscientizando. O brasileiro tem que colocar na cabeça que ao comprar um brinquedo barato, a qualidade do produto pode ser inferior”, fala.

As ações do Ipem-RN em 2013 já contabilizam a apreensão de cinco mil produtos.

 

Por Virgínia França

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here