Programa Descarte Consciente da UFRN coleta mais de 200 quilos de medicamentos

0
110

 

Mais de 200 quilos de resíduos farmacêuticos considerados descartáveis pela população já foram coletados pelo Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam), unidade suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que integra o programa nacional Descarte Consciente.

Lançado no Estado em setembro de 2016, o trabalho dispõe de uma estação coletora no Centro de Convivência do campus central da UFRN para o recolhimento de pomadas, comprimidos, líquidos, sprays, caixas, bulas e embalagens usadas e/ou com validade expirada. Uma equipe de universitários e farmacêuticos orienta a coleta dos resíduos, levados posteriormente ao Nuplam e encaminhados para incineração.

O projeto de extensão conta com a participação de 25 alunos do curso de Farmácia, sendo cinco bolsistas e os demais voluntários, que ainda fazem a divisão dos resíduos recolhidos, elaboram material educacional e sensibilizam a comunidade tanto para a importância da destinação correta dos produtos quanto da necessidade de uma legislação que torne obrigatória a logística reversa de medicamentos.

A coordenadora do projeto e vice-diretora do Nuplam, professora Lourena Mafra Veríssimo, explica que o descarte de medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário contribui para um grave problema de saúde pública pelo risco de contaminação do solo e da água para consumo humano. “Além disso, o armazenamento de medicamentos vencidos ou não utilizados pode levar ao seu uso inadequado, com risco de intoxicação e agravos à saúde”, alerta.

A conscientização ocorre atualmente em unidades de saúde e eventos dentro e fora da universidade, com planos de levar o tema também às escolas potiguares por meio de peças teatrais em fase de desenvolvimento. Os integrantes do programa estão à disposição da comunidade em geral, que pode conhecer mais o sobre o Descarte Consciente no site www.descarteconsciente.com.br, no Facebook “Descarte Consciente UFRN” e no Instagram @descarteconsciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here