Vinte e uma cidades do RN não vacinaram mais da metade das crianças de até 1 ano contra Poliomielite

0
39
No Brasil, um total de 312 municípios estão com baixa cobertura para a vacina (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Em alerta publicado nesta terça-feira (3), o Ministério da Saúde informou que 312 municípios brasileiros estão com baixa cobertura para a vacina contra a poliomelite: eles não chegaram a vacinar nem metade das crianças menores de um ano. Destes, 21 são do Rio Grande do Norte. Os dados são os últimos disponíveis, referente ao ano de 2017.
A recomendação internacional para o controle da doença é de que pelo menos 95% das crianças sejam vacinadas. Atualmente, a média nacional de cobertura é de 77%.
De toda maneira, segundo o Governo Federal, não há casos de paralisia infantil no Brasil. O último registro do vírus selvagem foi feito 1989 em Souza, na Paraíba. A ação, no entanto, tem o objetivo de evitar um possível retorno da doença. Um caso foi registrado na Venezuela em junho e, nos últimos anos, o vírus circulou em mais de 23 países.
A vacina contra a poliomielite está disponível o ano inteiro, em todos os postos de saúde do Brasil. Uma campanha nacional acontecerá em agosto (entre os dias 6 e 31), mas ela só tem o objetivo de aumentar a divulgação, ainda de acordo com o Ministério da Saúde. Todas as crianças com menos de cinco anos devem ser vacinada.
Confira os municípios potiguares com baixa cobertura:
Monte das Gameleiras
Olho-d’Água do Borges
Maxaranguape
Taipu
Tangará
Umarizal
Pedro Velho
Nísia Floresta
Vera Cruz
São Bento do Trairí
Bom Jesus
São Gonçalo do Amarante
Alto do Rodrigues
Natal
Francisco Dantas
Rio do Fogo
Caiçara do Norte
São Miguel
Paraú
Upanema
Canguaretama

G1 RN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here